Convidados / 2014

Uxa XavierUxa Xavier

Professora de dança para crianças e adolescentes há mais de 20 anos.Tem como mestres Klauss Vianna e Maria Duscheness.Especialista no Método Laban especialização USP. Coordenou e atuou em vários projetos de dança para crianças e adolescentes na cidade de São Paulo. Em instituições públicas e privadas: Instituto C&A, Iniciação Artística do C.E.U Pêra Marmelo-2004 e2005 (P.M.S.P). Coordena o Nadança que já foi um Estúdio de Iniciação à dança para crianças e adolescentes. E agora representa suas ações em grupos, palestras e cursos que tenham como tema a criança o adolescente e a dança em suas diversas manifestações. Ministra oficinas para professores e dançarinos sobre o tema criança-dança. Integrou o grupo de trabalho da Secretaria da identidade/Diversidade Minc Cultura da Infância. Coordenou o projeto Ações e reflexões na dança para crianças Premio Klauss Vianna de Dança-2006 junto com a Danceato cia. Foi contemplada com o P.A.C Secretaria Estadual de Cultura para dirigir sua história de movimento: A Estrela que virou no vento, com Ana Bottosso e a Danceato cia.Coordenou junto com Geórgia Lengos (Balangandança cia) o grupo de estudos Põe o dedo aqui sobre dança contemporânea que originou o livro Põe o dedo aqui. Premio Klauss Vianna de Dança Funarte 2007 para a Balangandança Cia.

Paulo AzevedoPaulo Azevedo

Professor, Mestre em Políticas Sociais e Doutorando em Ciências Sociais. O seu trabalho atravessa eixos da cadeia produtiva e do pensamento nos campos da Educação e da Cultura. Recebeu diversos prêmios, como “Rumos Educação, Cultura e Arte”/Instituto Itaú Cultural, 2008 e “NADA SOBRE NÓS SEM NÓS”/ESCOLA BRASIL/MINC, 2011. Publicou seis livros, entre eles “Notas sobre outros corpos possíveis”, 2013; “Palavra projétil, poesias além da escrita”, 2013 e “Meninos que não criam permanecem no C.R.I.A.M.”, 2008. Atuou em diversos países como artista e conferencista destacando sua participação na coordenação do projeto “Micropolíticas do corpo” (Territoire de la Danse, França, 2011). Representou o Brasil no WCPRC (Prêmio Nobel dos Direitos das Crianças no Mundo) na Suécia, 2007. Idealizador do sarau Tagarela, sendo um dos introdutores da prática e pesquisa do SLAM-POETRY no Estado do Rio de Janeiro, desde 2006. Seus dois atuais projetos são: Cia Gente/ redes de protagonismos e criação e Fundação Paz, dedicado a suas publicações.

Andrea FragaAndrea Fraga

Dançarina e professora de dança. Integra o corpo docente da EMIA-SP (Escola Municipal de Iniciação Artística de São Paulo) desde 1997, onde também coordenou a área de dança. Atuou como intérprete criadora na Cia. de Dança Quase Mudo e em trabalhos solos e atualmente desenvolve pesquisa na área de dança e tecnologia. Estudou dança clássica, danças brasileiras, e outras técnicas de dança contemporânea. Formou-se na Técnica do Movimento Consciente na Escola Klauss Vianna em 1995 (Didática e Criação Coreográfica). É graduada e licenciada em Letras na FFLCH-USP e mestranda em Poéticas Visuais na ECA-USP. Promove há 5 anos o Encontro Criança Criando Dança, na Galeria Olido, que tem como proposta oferecer um espaço para que as crianças se apresentem e se conheçam a partir da dança que fazem.

Suely MachadoSuely Machado

Bailarina, coreógrafa, professora, diretora e produtora do 1º Ato Centro de Dança (espaço de formação de crianças, jovens e adultos) e do Grupo de Dança 1º Ato, de Belo Horizonte. Coordena do projeto Dançando na Escola, ação social em parceria com a Cultura Inglesa. Formada em Dança Moderna, graduada em Psicologia (PUC/MG), com especialização em Coreoterapia e Psicomotricidade e curso de extensão em Pedagogia do movimento para o ensino da dança (Escola de Belas Artes/UFMG). É presidente da Associação Mineira de Dança Artística e Acadêmica – UNIDANÇA, desde 1996.

Florencia DelgadoFlorencia Delgado

Docente, bailarina, criadora e gestora de dança contemporânea. Com formação em dança clássica, moderna, contemporânea, expressão corporal, contato, improvisação, composição e esferokinesis. Desde 1999 a 2009 dirigiu o coletivo de bailarinos, docentes e criadores do projeto de investigação  pedagógica e criação cênica “La Compañía”, participando como bailarina em diversos projetos, como docente de dança para crianças, jovens e adultos e na organização de oficinas e seminários com artistas nacionais e estrangeiros em Montevideo/Uruguai. Docente no Espaço “Tribus/Solymar” (2000 al 2009), Escola Municipal de Dança de Maldonado (2008 al 2011), Instituto de Educación Física/Universidad de la República uruguaia e na assinatura “Danza y Juego” (2008 al 2010) e em escolas públicas de Montevideo e interior. Coordena  a oficina  “El cuerpo en la escuela” projeto de formação a docentes e estudantes. Dirige as obras para crianças  “Soplare…soplare” (2005), “Los Cucas”(2009), “Ecos” (2011) y “Provocaciones” (2013). Diretora geral de ENREDANZA “Encuentro/Festival de Danza Contemporánea par la infancia y juventud. 2003 al 2013. Coordena o ciclo de dança para crianças “ VERDANZAR”.

Deixe um comentário